quarta-feira, 1 de maio de 2013

CURRÍCULO ADAPTADO - ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Embora alguns especialistas em educação Inclusiva tenham opinião de que a "Adaptação Curricular" para os alunos com necessidades educacionais especiais seja mais uma ferramenta de exclusão, refletindo sobre minha prática nas terapias, orientações a professores, retorno do trabalho com esses alunos, estudo de materiais oferecidos pelo MEC, tenho percebido que faz-se indispensável essa adaptação.
Não vejo como forma de exclusão, mas sim, como forma de atender as reais necessidades dos alunos considerando suas particularidades. Claro, que, deve ser feito com muita responsabilidade, seguindo alguns critérios, pois, não deve se tornar uma minimização do currículo da escola ou da sala.
Como, por exemplo, um aluno com deficiência intelectual de moderada a severa pode realizar as mesmas atividades dos outros alunos em sala? O aconselhável é que participe do mesmo conteúdo, porém, realizando atividade de forma diferente que atinja o real objetivo, proporcionando assim, o desenvolvimento (que é o objetivo maior).
Pensemos numa sala de alfabetização, onde os professores devem planejar atividades diferenciadas para cada nível de escrita que encontram seus alunos (pré-silábica, silábica com valor...) para atender suas necessidades buscando que avancem em suas hipóteses. Essa realidade seria uma exclusão? Ou uma maneira de trabalhar com atividades pontuais que considerem os reais conhecimentos dos alunos?
Acredito que a segunda hipótese seja a mais correta, contudo, a adaptação curricular vem nesse sentido, o de traçar caminhos para que as potencialidades dos alunos com NEE (necessidades educacionais especiais) sejam maximizadas, considerando sempre suas capacidade e limitações,

Deixo o link com material oferecido pelo MEC como forma de auxílio e até mesmo como direcionador do trabalho com Adaptação Curricular.

http://200.156.28.7/Nucleus/media/common/Downloads_PCN.PDF

O importante é que estejamos sempre em constante reflexão da nossa prática.





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