quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O JOGO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA




A utilização de jogos no ensino da Matemática tem se tornado prática comum nas escolas, isso para a "felicidade" dos nossos alunos que conseguem desenvolver habilidades com o prazer de jogar, de brincar.


Inúmeros estudo já foram feitos e comprovados sobre a importância dos jogos na educação, porém, na prática podemos observar e constatar o real "impacto" desse recurso na aprendizagem das crianças.

O processo lúdico que envolve o jogo contribui para uma aprendizagem significativa, desenvolvendo a criatividade, a socialização, memória, imaginação, concentração, além de habilidades que utilizarão por toda vida como o raciocínio lógico, estimativa, planejamento, análise de situações, tomada de decisões, entre outros.

Embora seja um recurso lúdico, agradável para as crianças e para quem aplica, algumas considerações devem ser levadas em conta por parte do profissional:

* Planejamento:
- da escolha do jogo de acordo com as reais necessidades dos alunos;
- dos objetivos a serem alcançados;
- do tempo de aplicação;
- do interesse dos alunos pelo jogo escolhido;

* Avaliação:
- dos objetivos alcançados ou não;
- da estratégia de aplicação do jogo;
- entre outros.


Quer algo científico?
Deixo o link da minha monografia publicada no endereço abaixo:


Além da teoria, é muito importante estarmos em constante reflexão da nossa prática..isso faz toda a diferença!






terça-feira, 10 de setembro de 2013

JOGO DO DADO + 2, + 3


A dica desse jogo foi da professora Melissa Lavinas.

O bingo é um jogo muito utilizado e mistura diversão com aprendizagem.
Essa é uma variação muito simples de fazer e de jogar.

* Regra do Bingo do dado + 2:

Deverá ser distribuída uma cartela para cada participante. Cada um na sua vez irá jogar o dado e somar "2" à quantidade. Obtendo o resultado faz a marcação na cartela se tiver o número correspondente.

A regra é a mesma para o Bingo do dado + 3, só que somando esta quantidade ao resultado obtido no dado.

O interessante é que, após, a exploração do jogo, as crianças iniciam o cálculo mental.





JOGO DE TRILHA COM NÚMEROS

O jogo de trilhas com números é uma das muitas variações que este tipo de jogo oferece.
Indicado para alunos/sujeitos/pacientes que já se familiarizaram com a trilha sem números, pois, no primeiro contato é normal que confundam a quantidade tirada no dado com o número da "casa".
Por exemplo, na segunda jogada, não entendem porque tiraram "3" no dado e estão na casa com número "5"...porém, esse conflito é necessário para que avancem em suas hipóteses matemáticas.
A utilização de recursos lúdicos proporciona o prazer em aprender!

A dica é:  Confeccionar esse jogo com ajuda das crianças.





JOGO DE TRILHA COM LEGENDA


O jogo de trilha tem inúmeras variações e cada qual busca atender objetivos específicos, embora seja um jogo tradicional é grande valia para ser utilizado no dia-a-dia da sala de aula e nas terapias em grupo.
Esta trilha é feita sem números, com legendas simples, sendo indicada, principalmente, para grupos de alunos/pacientes/sujeitos que precisam de contato com regras simples, porém, eficientes no atendimentos às suas dificuldades.
O desenho da legenda facilita a compreensão e memorização da regra.
É um jogo de fácil confecção, utilizei apenas cartolina e papel cartão. Fiz com referência nos animais da história da "Galinha Ruiva", pois, era algo "familiar" para o grupo.
Confeccionei os "peões" com a foto e nome de cada um, buscando trazer a ludicidade mais próxima da realidade deles.
Gostei muito do resultado!
Espero que gostem também!
Abraços.